Com a Internet ao nosso alcance, as pessoas pesquisam online para saberem mais sobre uma empresa, uma marca, um produto ou um serviço, antes de efetuarem uma compra, é aqui que inicia a sua Gestão de Reputação Online. Utilizam o seu motor de busca preferido, digitam algumas palavras-chave e clicam nos primeiros links que aparecem. Embora os consumidores provavelmente visitem o seu site para obterem informações gerais (se o seu site estiver bem posicionado no ranking), eles estão mais propensos a visitar sites de terceiros (discussões, fóruns, blogs) para os ajudar a formular uma opinião. Então, que tipo de conteúdo estes outros sites publicam sobre sua marca? O que é que as pessoas dizem sobre a sua empresa nas redes sociais? Qual é a “classificação” geral do seu produto e serviços online? Estabelecer um plano de gestão da reputação online para assegurar uma gestão de marca adequada, em relação a qualquer discussão que esteja a acontecer em torno da sua empresa, irá ajudá-lo a descobrir o que está a ser dito ela.
Monitorização Versus Gestão da Reputação Online
Monitorização da Reputação Online (ORM)
A sigla ORM (Online Reputation Management) está a tornar-se muito utilizada entre os atuais profissionais de marketing digital. Ela refere-se a Gestão da Reputação Online, que será abordada na secção seguinte. Mas antes de mergulharmos profundamente neste conceito, vamos primeiro definir a diferença entre a monitorização e gestão da reputação online e como ambos se relacionam entre si. Estes dois termos são frequentemente utilizados como sinónimos, embora tenham significados bastante diferentes.
A monitorização da reputação online consiste em ouvir conversas online. Envolve a utilização de programas e a criação de alertas, para ficarmos cientes de quando a sua empresa, marca, slogan do produto/serviço ou representantes da empresa são mencionados online. A monitorização da reputação online é importante pois os clientes estão a tornar-se cada vez mais expressivos através de perguntas, comentários e exposição de insatisfações com produtos e serviços. Os meios de comunicação social oferecem-lhes um canal para partilharem as suas opiniões com o mundo. A monitorização da reputação, o ato de ouvir as menções online sobre a marca, é apenas um pequeno componente da gestão da reputação online.
Gestão de Reputação Online
A gestão da reputação online (ORM) é uma estratégia muito mais complexa do que apenas a monitorização de conversas online. Não só envolve ouvir as conversas sociais, como também inclui responder aos comentários e interagir com o seu público online de forma a influenciar as suas opiniões sobre a sua marca. A monitorização da reputação refere-se a ouvir, enquanto que a gestão da reputação se refere à participação.
Simplificando, a gestão da reputação online combina marketing e relações públicas tradicionais com o marketing de busca. Envolve a gestão de resultados das ferramentas de busca, para proteger a reputação online da marca da sua empresa contra uma exposição negativa. Lembre-se que os pesquisadores online raramente visitam mais de 2 páginas de resultados dos motores de busca. Portanto, rankings elevados para boa publicidade devem ser os objetivos principais, o que por sua vez irá empurrar qualquer má publicidade para posições mais baixas nos resultados de busca e fora da vista pública.
Benefícios da Implementação da Gestão de Reputação Online da Valuebeyond Para o seu Negócio:
- Melhora a satisfação dos clientes através da comunicação direta com clientes insatisfeitos
- Salva o relacionamento com o cliente através da implementação de serviços de recuperação para aqueles que estão descontentes
- Aumenta a fidelidade à sua marca através do diálogo com seus clientes
- Reduz os custos de marketing, através da interação direta com os clientes
- Oferece mais informações sobre as expectativas dos seus clientes e sobre qual será a melhor forma de as satisfazer.
Saber o que está a ser dito sobre sua marca, produtos e serviços online, é apenas o primeiro passo para uma gestão da reputação online eficaz. Com base no que é ouvido, você tem de estar dotado de meios, para agir de forma eficaz. Entre já hoje em contacto com um dos nossos Consultores de Internet para implementar um plano Valuebeyond eficaz de gestão da reputação online para o seu negócio.